DESVENDANDO O CÉREBRO – EEG BIOFEEDBACK


Esse é o 3º e último post da série DESVENDANDO O CÉREBRO – EEG BIOFEEDBACK – PARTE 3 (acesse o link para assistir o vídeo). Até agora conhecemos um pouco mais sobre nossos bilhões de neurônios, falamos sobre o quanto o nosso cérebro consome de energia, desmistificamos de que usamos apenas 10% do cérebro, e falamos também da nossa capacidade extraordinária que temos de modificar o cérebro através da neuroplasticidade. Hoje vamos saber como e porque o EEG Biofeedback / Neurofeedback pode te ajudar!

FUNCIONAMENTO CEREBRAL

O cérebro funciona com pequenas descargas elétricas que formam ondas em frequências diferentes que são chamadas de ondas delta, theta, alpha e beta.

Só para te dar um exemplo e ficar mais claro para você entender o que isso significa para o nosso funcionamento cognitivo, quando uma criança tem muitas ondas theta na parte frontal, ela pode ser uma criança que tem problemas de atenção, de concentração, de foco, são aquelas crianças que geralmente falamos que ficam viajando na sala de aula, com a cabeça no mundo da lua, ou por exemplo um adulto muito ansioso, a cabeça não para nunca, pode estar com excesso de ondas betas de forma difusa, ou seja, espalhada em várias áreas do cérebro.

Você já tinha se dado conta de que se sua atividade elétrica está desregulada isso pode estar te causando vários dos seus sintomas? Você sabia que essa atividade elétrica pode ser treinada tornando o cérebro mais funcional?  Você já ouviu falar em EEG BIOFEEDBACK / NEUROFEEDBACK?

NEUROMODULAÇÃO: EEG BIOFEEDBACK / NEUROFEEDBACK

EEG Biofeedback ou Neurofeedback é uma avançada técnica de neuromodulação, não invasiva e que não utiliza medicamentos, que identifica no seu cérebro a localização exata dos comprometimentos funcionais relacionados a seus sintomas e suas queixas, permitindo treinar a atividade neuronal, no intuito de aprimorar o funcionamento mental em busca de maior eficiência e bem estar.

Com os treinos o cérebro ganha equilíbrio cortical resultando em:

  • Controle emocional, reduzindo estresse, ansiedade e depressão
  • Melhora do comportamento, diminuindo a agressividade e hiperatividade
  • Melhora na atenção, concentração e foco
  • Melhora na qualidade do sono, essencial para recuperação celular, fadiga crônica e fibromialgia
  • Redução de crises convulsivas com a diminuição das descargas elétricas em casos de epilepsia
  • Reabilitação em casos neurológicos como AVC e traumatismo craniano.

Para saber mais a respeito entre no site: www.brainhealhy.com.br.

Se você ainda não assistiu aos outros 2 vídeos da série, clique no link abaixo:

DESVENDANDO O CÉREBRO – PARTE 1

DESVENDANDO O CÉREBRO – PARTE 2

CANAL YOUTUBE: FERNANDA B.FRANCAH

Tenha um dia saudável e mais consciente!

Fernanda B. Francah: Psicóloga, Neuropsicóloga e especialista em Neuromodulação: EEG biofeedback / neurofeedback.

Diretora do BRAIN HEALTHY INSTITUTE – Instituto do Cérebro Saudável

Comentários