Habilidades Socioemocionais


O Método FRIENDS é um programa internacional, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, promovendo resiliência em crianças, jovens e adultos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER RESILIÊNCIA?

Resiliência é uma habilidade que é adquirida com a experiência humana e trata-se da capacidade de superar as adversidades da vida e voltar ao estado anterior de equilíbrio depois de passar por dificuldades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de crescimento.

POR QUE É IMPORTANTE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE?

Em 2012 foi realizada uma pesquisa na metrópole de São Paulo, pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, liderada por Laura Helena Andrade, para averiguar a associação entre transtornos mentais e a vida em megacidades.
Os resultados da pesquisa mostraram que 30% dos investigados apresentaram algum transtorno mental nos 12 meses anteriores à entrevista. Desses 30%, 10% foram considerados graves apresentando Transtorno da Ansiedade (19,5%), Transtornos de Humor (4,3%), Controle de Impulso (4,3%) e Transtornos por consumo de substâncias (3,6%).
Quando comparados os resultados à pesquisas semelhantes em outras áreas do mundo, constatou-se que adultos que vivem na Região Metropolitana de São Paulo têm prevalência de transtornos mentais em níveis bem mais elevados.
A causa está relacionada a alta urbanização juntamente com privações sociais, chegando-se a conclusão que a Prevenção e Promoção de Saúde é a melhor forma de lidar com o problema.

O programa de habilidade sociais e emocionais, tem como objetivo prevenir a ansiedade e depressão, promover o bem estar mental com o manejo do estresse e das emoções, desenvolver a autoestima, melhorar o desempenho acadêmico, melhorar as relações interpessoais, evitar problemas de comportamento como o bulling e promover a resiliência.

A QUEM SE DESTINA

4 a 7 anos – Educação infantil e início do ensino fundamental
8 a 11 anos – Ensino fundamental
12 a 16 anos – Final do ensino fundamental e ensino médio
17 anos em diante- Ensino médio, técnico, cursinho e adultos
Empresas

ATENDIMENTO EM GRUPO

Reduz custos para o participante e aumenta o acesso da população à intervenções efetivas para saúde mental e desenvolvimento de habilidades para a vida.
Promove relações humanas de qualidade, bem-estar e possibilidade de formação de novas amizades.